Profissional de Turismo do Minho do Ano

A APROTURM, no seu 1º Congresso dos Profissionais de Turismo do Minho, decidiu começar a dar destaque a uma personalidade da área do Turismo e passar a atribuir anualmente uma distinção ao Profissional do Turismo do Minho do Ano, como reconhecimento de todos os profissionais pelos colegas que mais se destacaram no ano em curso.
 

Pretende-se, desta forma, contribuir para a dignificação das profissões e dos profissionais do turismo, que contribuem todos os dias para fazer de Portugal um Destino Turístico de referência mundial. O trabalho profissional realizado e o exemplo de dedicação e rigor são atributos muito importantes no desempenho de um profissional de turismo e contribui para o bom funcionamento da organização onde trabalha.
 

É neste contexto de reconhecer o mérito dos profissionais de turismo que a APROTURM anualmente dará a conhecer os profissionais que nos diferentes setores do Turismo, Hotelaria e Restauração mais contribuíram para o engrandecimento da classe e das organizações onde trabalham.
 

A APROTURM, através de um processo de auscultação dos profissionais de cada setor, vai recolhendo informação sobre a opinião dos profissionais sobre quais os colegas que mais se destacam no âmbito da classe e do setor profissional em que se insere. Ao longo do ano a APROTURM vai contactando com os profissionais nas suas diferentes organizações e vai recebendo contributos de colegas profissionais que procuram organizar candidaturas, com a identificação dos profissionais à referida distinção. Recebidos todos os contributos até 30 de outubro de cada ano, segue-se um processo de análise e seriação das diferentes candidaturas apresentadas e apoiados pelos colegas de profissão, que são apresentadas previamente ao Conselho de Ética e Deontologia da APROTURM. Compete aquele Conselho a análise e verificação das candidaturas, da respetiva fundamentação e a seleção do Profissional de Turismo do Ano.
 

 

Parâmetros em análise:

 

  • Número de anos na atividade profissional;

  • Competências Profissionais e Académicas;

  • Curriculum Vitae;

  • Colaboração com entidades do Turismo, Hotelaria e Restauração em eventos públicos;

  • Participação nas Organizações da Sociedade Civil;

  • Prémios de Mérito e Distinções recebidas de outras entidades;

  • Apoio direto de pelo menos 10 profissionais do mesmo setor.

Profissionais distinguidos em 2019:

Profissional Chefe de Cozinha: José Vinagre


Chefe Cozinheiro ao serviço do Hotel Meliã, dos Hotéis do Bom Jesus, Chefe Cozinheiro do Sporting Club de Braga e Professor da Escola Profissional Amar Terra Verde.

Profissional de Posto de Turismo - Dr. Nuno Rodrigues

 

Desenvolvimento do turismo no Minho, tendo-se destacado como técnico superior de turismo da Câmara Municipal de Barcelos enquanto coordenador do Posto de Turismo e integrado a equipa técnica que preparou a candidatura de Barcelos a integrar a rede mundial de Cidades Criativas da UNESCO.

Profissional de Museu - Dr. João Alpuim Botelho

 

Desenvolvimento do turismo no Minho, tendo-se destacado no setor do Património e Cultura como Diretor do Museu do Traje e de Artes Criativas de Viana do Castelo e como professor da Licenciatura de Turismo do IPVC (Instituto Politécnico de Viana do Castelo).

APROTURM | Associação dos Profissionais de Turismo do Minho

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Profissionais de Turismo
  • Branca Ícone Instagram